terça-feira, 23 de abril de 2019

Programa da disciplina reformatado


UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

Teorias e Processos Criativos para a Cena
Terças e quintas 14:00 – 15:50
Prof. Marcus Mota
marcusmotaunb@gmail.com
Blog da disciplina: https://tpcc2019.blogspot.com/


Ementa: Técnica e Estética: Estudo e análise de processos criativos e propostas estéticas de diretores teatrais modernos e contemporâneos.
Recorte da disciplina: Estudo de metodologias de documentação de processos criativos.
Objetivos:
1- aproximação de conceitos e metodologias relacionadas a processos criativos;
2- formação inicial de pesquisadores em processos criativos e suas metodologias.

Metodologia
- Discussão de conceitos em processos criativos a partir de textos indicados;
- Metodologia de projeto: proposição de uma pesquisa individual em processos criativos.
- Abertura e condução de um blog de acompanhamento do projeto de pesquisa individual
-Cada estudante vai se envolver nas seguintes atividades: um texto de autoapresentação no início do semestre;  pesquisa individual em processos criativos, com proposição e realização de todas as ações propostas para a pesquisa (abertura do blog, transcriações, manutenção dos dados,  escrita de materiais para o blog e do texto final da disciplina )

Avaliação

a-Estes são os itens de avaliação:

1- presença efetiva em sala de aula, participando das discussões e exercícios propostos; 20%
2-realização da pesquisa individual, incluindo a redação do texto final da pesquisa; 40%
3-gerenciamento do blog da disciplina; 30%
4- auto-apresentação postada no blog do curso; 10%


b- Para cada item serão aplicados os seguintes critérios/notas

1- não realizou o item proposto, ou copiou material de outros, ou quebrou código de conduta (V. manual aluno)  (0)
2- realizou parcialmente o item proposto ou fora da data de entrega (1)
3- realizou minimamente o item proposto (2)
4- realizou o item proposto com empenho e qualidade (5)


Bibliografia
a- Textos que serão discutidos em sala de aula
1-Grotowski, J. "Da Companhia teatral à Arte como veículo" In: n: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla (Orgs.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969).São Paulo: Perspectiva, 2007, p. 226-245.
2- BENJAMIN, W. "O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov" IN: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221
3- BENJAMIN, W. “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica” Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196.
4- Íon, de Platão. Trad. MOTA, M.  “Performance e inteligibilidade: traduzindo Íon, de Platão” Revista Archai 2(2009):131-144.
5- NICOLETE, A. “Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico”. Revista Sala Preta, 2, 318-325.
6- BARTHES, R. “A morte do autor” IN:  Rumor da Língua . São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 57-64.




B- Indicações Bibliográfias




ARAÚJO, C. A Cidade teatralizada. Brasília: Instituto Terceiro Setor, 2012.
BAUER, M. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. 
CARRIJO, E.  A)bordar memórias, tecer histórias: fazeres teatrais em Brasília (1970-1990). Brasília: Dissertação de Mestrado, 2006. Link: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3925.
CARVALHO, M. A constituição de coleções especializadas em artes cênicas: do imaterial ao documental. São Paulo: Dissertação de Mestrado, 2009.
CORADESQUI, Glauber: Canteiro de Obras: notas sobre o teatro candango. Brasília: Enzima Cultural, 2012.
GOMES, A. &CARRIJO, E. Inventários de cenas : mapeamento de fontes sobre o teatro-DF . Links: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32101 e https://necoim.com.br/base-teatro-df/
MOTA, M. “Dramaturgia, colaboração e aprendizagem: um encontro com Hugo Rodas”. In: Fernando Pinheiro Villar e Eliezer Faleiros de Caravalho. (Org.). Histórias do Teatro Brasiliense. Brasília: IdA/UnB, 2004, v. 1, p. 198-217.
MOTA, M. A discussão da ideia de espaço em Kant e seu contraponto na teatralidade, a partir de comentário de uma montagem de Hugo Rodas. In: Maria Beatriz de Medeiros e Marianna F.M.Monteiro. (Org.). Espaço e Performance. 1 ed. Brasília: PPG-Arte, 2007, p. 103-110.
MOTA, M. Dramaturgia. Conceitos, Exercícios e Análises. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
TEIXEIRA, J. G. A formação do campo artístico na Capital Federal do Brasil. Revista Sociedade e Cultura. v. 10, n. 2. 2007. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/ 3137/3142.
VILLAR, Fernando Pinheiro e CARVALHO, Eliezer Faleiros de: Histórias do Teatro Brasiliense. Brasília: UnB, IDA, Artes Cênicas, 2004.



Links:
0-  http://unb2.unb.br/aluno_de_graduacao
1-  https://brasilia.academia.edu/MarcusMota
2-  http://lattes.cnpq.br/
3- scribd.com
4-  http://www.perseus.tufts.edu/hopper/
5- Curso sobre pesquisa: https://brasilia.academia.edu/MarcusMota/Teaching-Documents
6- Revista Dramaturgias
http://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias








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