quinta-feira, 11 de abril de 2019

Momento 1

MOMENTO 1: Decisão sobre o ponto de partida
Primeiro decidir sobre o que falar, eleger um alvo observacional. Em pesquisa nós chamamos isso de "objeto", objeto de investigação. E, nesse momento, propor alguma perspectiva pela qual este "objeto"será tratado.  Ou seja, o pesquisador tem em mente qual as motivações para fazer esse tipo de trabalho, os "porquês".

Questões/parâmetros para o momento 1

1- tempo/planejamento para realização de todo o trabalho (escolha de objeto, arquivos, análises e redação)

2- acesso ao objeto, fontes (textos, vídeos, materiais para análise)

3- esclarecimento das motivações: por que escolher o que escolhi.

4- motivações: conheço já o material, participei do processo criativo, já li algo sobre o tema, quero aprender como fazer todo o trabalho de escrita sobre processo criativo, tenho afinidades afetivas com o que pretendo estudar.
5- obstáculos para o momento 1: nunca fiz; não sei pra que a utilidade disso; já fiz, já sei; não vejo a relevância de escrever sobre processos criativos; tenho dificuldades para ler; tenho dificuldades para escrever; não conheço ninguém; não sou daqui; não tenho tempo; não entendo o que é um 'objeto'; tenho dificuldade em escolher apenas um objeto ou tema; tenho dificuldades em distinguir o que ideias seriam meu ponto de partida ou motivação; não me sinto motivad(x) para algo desse tipo.
6- estratégias para superar os obstáculos: anotações, rascunhos, blog de acompanhamento, ver o que outros fazem em situação similar, leituras complementares.
7- competências adquiridas: foco, participação e construção de decisões, compreensão da amplitude do ato de se escrever sobre processos criativos como parte integrante de processos criativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário