Primeira atividade:
Compreender que a escrita investigativa possui diversos momentos conjugados.
Uma boa forma de aprender tal escrita é passar por todos estes momentos e compreender suas especificidades e correlações.
MOMENTO 1: Decisão sobre o ponto de partida
Primeiro decidir sobre o que falar, eleger um alvo observacional. Em pesquisa nós chamamos isso de "objeto", objeto de investigação. E, nesse momento, propor alguma perspectiva pela qual este "objeto"será tratado. Ou seja, o pesquisador tem em mente qual as motivações para fazer esse tipo de trabalho, os "porquês".
MOMENTO 2: Levantamento de materiais de análise
Escolhido o que vai ser o foco de atenção, começa a fase de se familiarizar com seu "objeto". Em pesquisa, chamamos isso de "constituição dos arquivos"ou "fontes"
MOMENTO 3: estudo e análise dos materiais coletados/escolhidos
Essa fase amplia o foco no objeto, por meio de um exame detido dos materiais ou arquivos. É a fase mais demorada da pesquisa. Além das análises, há uma correlação entre o trabalho nos arquivos e ideias/hipóteses/objetivos que foram previamente decididos.
MOMENTO 4: Redação de um texto a partir de estudos e análises prévias.
Apenas aqui, a partir de protocolos básicos de redação de pesquisa, o investigador realiza e revisa um texto que apresente organizadamente os resultados do tempo dedicado ao estudo e análise de seu objeto.
MOMENTO 5: Avaliação ou compreensão global
Após a conclusão da escrita e de suas revisões, o texto sai das mãos de seu autor e é apreciado, lido, comentado, seja por sua apresentação em seminários ou pela condução da disciplina.
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