Como as anotações/observações seguem uma linha de tempo, podemos acompanhar as mudanças, as alterações em um processo criativo. Afinal, observar é estar atento às mudanças, compreendê-las em seu contexto, fazer conexões entre elas.
E essas mudanças podem vir de diversas fontes.
COmo exemplo temos:
E essas mudanças podem vir de diversas fontes.
COmo exemplo temos:
MAPEAMENTO PROCESSO CRIATIVO X EVENTOS X TEMPO
Peça com dez atores
SEMANAS
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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Figurino
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Neutro
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Homens de branco, mulheres de preto
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Mulheres de branco, homens de Preto
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Todos de Branco
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Neutro
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Multiplas cores
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Múltiplas cores
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Todos de Vervelho
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Objetos de Cena
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Sem objetos
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Sem objetos
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Uma cadeira ao centro
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Um cadeira ao cento. Cada ator porta um cabo de vassoura
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Duas cadeiras ao centro.
A cada dois atores, um cabo de vassoura
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Cinco cadeiras, formando um semi-círculo.
A cada dois atores, um cabo de vassoura
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Cinco cadeiras, formando um semi-círculo.
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Cinco cadeiras, formando um semi-círculo.
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A partir do esquema acima, podemos observar decisões em relação a dois tipos de eventos de caracterização: no figurino, e nos objetos de Cena. Ou seja, foram transpostos para a tabela observações concretas dos ensaios.
O que temos agora? a possibilidade de seguir com cada eixo vertical isolado, ou de comparar os eixos verticais.
Por exemplo? podemos ver que tivemos diversas mudanças nos figurino durante as 8 semanas de ensaio. O processo começou sem foco no figurino, depois houve um experimento entre a semana 2 e 3, com inversão da paleta de cores, que acabou na semana 4. Após um intervalo de não mais se preocupar com este tema, na semana 5, optou-se por cores mais vivas, o que acabou por ser o foco do fim desse processo criativo.
O eixo dos objetos de cena começa também sem foco, até que o jogo entre cadeiras e cabos de vassouras vai sendo testado, até que há uma estabilidade a partir da semana 7.
Do ponto de vista de encontrar paralelismo entre um eixo e outro vemos que na maioria das vezes há uma assimetria: embora, não haja muita definição na semana 1, enquanto que o eixo objetos de cena opera de uma maneira mais linear por adições e supressões, o eixo figurino age mais por saltos, por mudanças que não se baseiam tanto em decisões prévias.
Todas essas conclusões corroboram para tornar mais inteligível o processo, e precisam se referir a outras deciões.
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