terça-feira, 19 de março de 2019

AUTOAPRESENTAÇÃO


Questões

NOME:
MATRÍCULA


0- Você conhece Hugo Rodas? Escreva sobre o que você sabe dele.
1-Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
2- Comente sobre livros e artigos que você leu a partir de sua entrada na Universidade. O que Lhe chamou mais atenção, o que lhe despertou a curiosidade.
3- Comente sobre processos criativos que você participou desde sua entrada na Universidade. Como foi sua participação? O que você pode extrair dessas experiências? Havia um conceito? Uma proposta?
4- O que você entende por processo criativo? Discuta o conceito a partir de suas leituras e vivências.
5- Quais são suas habilidades relacionadas com artes ? ( atuação, canto, instrumento musical, produção, iluminação, dança, fotografia, filmagem, etc?
6- Quais suas habilidades em outros campos do conhecimento ( computação, internet, etc)

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Júlia Rehder
    180123963
    0-Sim. Eu sei pouco sobre ele, só sei que ele é muito famoso no teatro aqui de Brasília, porém nunca tive chance de ver nenhuma peça dele.
    1-Não cheguei com nenhuma expectativa específica, estava bem curiosa em qual seria o assunto da matéria.
    2-Lemos o livro do Peter Brook "a porta aberta" e o livro da Professora Lenora me chamou bastante atenção também.
    3-Nós fizemos um processo com a Professora Márcia em que por meio da técnica de contato e olhares e movimento nós transformamos em uma performance com sentido político e apresentamos no ICC. Nós fomos adicionando conceitos e ideias enquanto íamos testando na aula. Na aula de voz nós criamos uma performance sozinhos usando poemas de nossas autorias como base e transformamos em performances de 15 minutos usando canto, voz, tato e etc.
    4-Eu entendo que processo criativo é qualquer processo pelo qual você(sozinho ou em grupo) passou para chegar a um produto final artístico, sendo ele bem sucedido ou não. Como uma dança, uma peça, um desenho. Imagino que seja desde o conceito, a ideia, até ela ser colocada em prática e dar o resultado final.
    5-Atuo, canto, danço balé, toco violão, desenho.
    6-Internet, computação gráfica em geral, edição de vídeos e fotos, escrevo, falo inglês.

    ResponderExcluir
  3. ANDER KELLER
    180041282

    0- Você conhece Hugo Rodas? Escreva sobre o que você sabe dele.
    Conheço.Sei que é um grande nome na cena teatral de Brasília e do país. Somente isso que sei do dele

    1-Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
    Minhas expectativas são as melhores possíveis! Semestre passado infelizmente eu tive que trancar essa matéria por problemas de saúde. Mas esse semestre eu volto com muito vontade de aprender e conhecer o máximo que essa disciplina pode me oferecer!

    2- Comente sobre livros e artigos que você leu a partir de sua entrada na Universidade. O que Lhe chamou mais atenção, o que lhe despertou a curiosidade.
    Os livros e artigos que me mais me chamaram atenção durante o curso foram esses: "A porta aberta" de Peter Brook
    "Teatro do Movimento" de Lenora Lobo

    3- Comente sobre processos criativos que você participou desde sua entrada na Universidade. Como foi sua participação? O que você pode extrair dessas experiências? Havia um conceito? Uma proposta?
    Na disciplina Interpretação Teatral I os processos criativos foram:
    Uma performance com diversas alegorias do que era o conceito de obscuro para cada aluno da disciplina. Essa performance se deslocou por diversas áreas externas da UnB. Também nessa disciplina a turma desenvolveu a criação de uma paisagem cênica de livre inspiração no texto de Maria Clara Machado "Pluf, O Fantasminha". Nesse processo criativo a turma explorou a ideia de medo em cada um,relacionando com os medos presentes nas personagens do texto.

    4- O que você entende por processo criativo? Discuta o conceito a partir de suas leituras e vivências.
    Entendo que esse processo criativo pode se fazer em coletivo, sozinho ou com uma liderança que visa um resultado estético ao final do processo.

    5- Quais são suas habilidades relacionadas com artes ?
    Ator
    Produtor
    Contação de História
    Canto básico
    Artesanato

    6- Quais suas habilidades em outros campos do conhecimento ( computação, internet, etc)
    Inglês Básico

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amanda Vitória Costa Silva
    180115588

    0- Conheço pouco, sei de algumas peças que dirigiu como "Adubo" e "Ensaio Geral" e que é influente na cena teatral de Brasília, sei também que ele assume certas posturas abusivas e preconceituosas em relação as pessoas com quem trabalha.
    1-Tenho muitas expectativas em relação ao que "teoricamente" seriam os mecanismos que compõem o processo criativo, espero que visando também a pluralidade desses processos.
    2- Li algumas peças da disciplina de poéticas, sendo as que mais gostei "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues que me estimulou a continuar lendo sobre o autor e outras obras como "A Falecida" e "Mãe Coragem e seus filhos" de Brecht, que enquanto autor e sua estética me interessam bastante, também artigos sobre etnocenologia, o que mais me chamou atenção foi sobre a desincretização do candomblé, e sobre o que teatralidade x espetacularidade. Também " A porta aberta de Peter Brook" que chama atenção pela ideia do espaço vazio, e o livro da professora Lenora Lobo, Teatro do Movimento que me deu mais um pequeno norte em relação ao meu corpo.
    3- Dentro da universidade só participei dos processos dentro das disciplinas, na de movimento onde baseado nas aulas criamos uma sequência de movimentos individual e uma em grupo, na de interpretação 1, tivemos que fazer um solo onde ficou a nossa escolha a concepção da cena baseada em um texto dramático, tivemos também a criação de um personagem com o qual fizemos uma saída pela universidade e por último a construção de uma cena, tendo de pensar o cenário, figurino, etc. Em grupo escolhemos a obra a ser trabalhada, e a os demais papeis (direção, dramaturgia) foram designados pela professora, mas acabamos nos envolvendo em todos eles. Extraio deles a dificuldade de trabalhar com pessoas que não se conhece em cena, mas que me possibilitaram uma nova experiência, muito boa, no trabalho coletivo.
    4- Entendo por processo criativo, a processo de concepção artística, para realização de um objetivo final, coletivo ou individual, mas que para conceber em coletivo deve se levar em conta certas individualidades/processos individuais.
    5-Atuação, canto, percussão num âmbito coletivo, desenho, dramaturgia, poesia e quando necessário filmagem também.
    6- De computação e internet apenas o básico, mas me viro até bem, sei inglês básico, e considero que tenho um bom desenvolvimento na escrita/interpretação.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não consigo criar uma postagem minha, então terie que fazer tudo isso aqui

    Auto apresentação: Henrique Silva Costa Matricula: 180121979
    1: Você conhece o Hugo Rodas? Sim, mas não me lembro porque eu era muito novo
    2: Quais são suas expectativas com a disciplina? aprender como é e como funciona o processo criativo de grandes nomes do teatro
    3: O que te chamou atenção do que você desde que entrou na Universidade? Porta Aberta de Peter Brook; Em Busca de Um Teatro Pobre de Grotovisk
    4: Comente os processos que você participou desde o dia que entrou na Universidade: Marcia, aula de MOV I, nessa matéria, fizemos uma apresentação no Ceubinho, resultado da disciplina. Foi interessante ver que pequenos exercícios de controle corporal e de movimentos em grupo podem virar uma teatralidade
    Baal, Interpretação I, esse processo não tenho muito a dizer
    Solo, Interpretação I, esse processo foi complicado, pois tivemos pouca orientação e a professora só avaliou a partir do que conseguimos mostrar, mas foi por causa dele que tive de ler Grotovisk
    Manifesto, Interpretação I, esse processo não consigo falar muito, o texto veio todo de uma vez sem nem fazer esforço e as coisas que me rodeavam no momento me serviram de base para criar a ambientação
    5: O que você entende por processo criativo? Nada, nunca passei por essa experiência e nem sei como ocorre
    6: Quais são suas habilidades artísticas? Malabares; Perna de Pau e Percussão
    7: Quais são suas outras habilidades: Ensinar a jogar malabares; ensinar a andar de perna de pau; confeccionar malabares e luto capoeira.

    A minha proposta de pesquisa sobre processos criativos é: Bagagem Cia de Bonecos, tenho facilidade em entrar em contato com eles

    ResponderExcluir
  8. NOME: Thays Rodrigues
    MATRÍCULA: 180131591


    0- Você conhece Hugo Rodas? Escreva sobre o que você sabe dele.

    0- Sim, contudo não o conheço a fundo por ser, digamos, nova dentro dessa área, assim apenas assisti o espetáculo Adubo. Já escutei especulações sobre duas faces do Hugo Rodas, histórias sobre sua grandiosidade inegável nas artes cênicas e por ser um mestre consagrado, o que às vezes é difícil de assimilar a sua imagem, pois os relatos de abusos, práticas racistas, homofobia entre outras questões tão discutidas hoje se vinculam a sua pessoa, me faz questionar sua grandiosidade.


    1-Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?

    1- Entrei no curso com uma grande expectativa no âmbito da pesquisa, apesar de questionar muito o academicismo e senti-lo como um sistema que muitas vezes causa distanciamento, sinto um grande interesse por me adentrar nele, e acredito que essa disciplina é uma porta para isso.



    2- Comente sobre livros e artigos que você leu a partir de sua entrada na Universidade. O que Lhe chamou mais atenção, o que lhe despertou a curiosidade.

    2- Dentre o que li,o que mais me despertou interesse foi a leitura de textos do Peter Brook (A Porta Aberta), Eugenio Barba (Queimando a Casa) e Anne Bougart (a preparação do diretor). Esses três me interessaram muito por tratar de direção e dessa visão do todo, leva nossos olhos para esse lugar instigar.


    3- Comente sobre processos criativos que você participou desde sua entrada na Universidade. Como foi sua participação? O que você pode extrair dessas experiências? Havia um conceito? Uma proposta?

    - Dentro da Unb até agora não tive uma experiência tão interessante para ser citada. Já fora, fiz alguns trabalhos com o diretor Marcello D’Lucca, como atriz em Gota d’água e assistente de produção em Gaslight , ambas visando mais as questões femininas e suas feridas, nesses processos Marcello trabalhava em seus ensaios o bioenérgetico e uma linha de atuação mais realista, que em cena trazia esse mundo e o do surreal, mas este por sua vez na mesma linha de atuação do real, foi um processo de assumir para si os absurdos que nos cercam dentro dos parâmetros aceitáveis por nós mesmos.


    4- O que você entende por processo criativo? Discuta o conceito a partir de suas leituras e vivências.

    - Eu sempre confundo processo criativo com processo colaborativo e misturo as duas linguagens, acredito que por ainda ter essa confusão, significa que não entenda direito nenhum dos dois. Mas o processo criativo talvez possa ser a criação a partir da pesquisa de um grupo.

    5- Quais são suas habilidades relacionadas com artes ? ( atuação, canto, instrumento musical,
    produção, iluminação, dança, fotografia, filmagem, etc?

    Além de atuar, eu já trabalhei como assistente de produção (chegando a montar até cenários), já tive experiência como mediadora de obras de artes no CCBB e agora trabalho na área de cinegrafia e edição de vídeos

    ResponderExcluir