sábado, 15 de junho de 2019

Seminário Eudoro de Sousa



Seminário Internacional Eudoro de Sousa: Estudos de Cultura entre a U. Brasília e a U. Porto *
Universidade de Brasília
17 e 18 de junho de 2019
Auditório do Instituto de Letras
Eudoro de Sousa (Lisboa, 1911 – Brasília 1987), ilustre classicista Luso-Brasileiro, foi Professor Fundador da Universidade de Brasília, onde desenvolveu intensa atividade no âmbito dos Estudos Clássicos. Tendo fundado e dirigido no Centro de Estudos Clássicos nesta Universidade, aí construiu uma biblioteca que, à altura, se afirmou como um dos maiores e melhores acervos da cultura grega e latina. Profundamente influenciado pela Altertumswissenschaft de inspiração wolfiana, desde a sua estada na Alemanha, onde foi Leitor de Português na Universidade de Heidelberg, a sua obra abarcou temas tão diversos como a Literatura, a História, a Arqueologia, a Filologia, a Filosofia e a Mitologia.
Herdeiro da “Escola do Porto” e do magistério de Leonardo de Coimbra, Eudoro teve estreitos laços com José Marinho, Álvaro Ribeiro e, especialmente, Agostinho da Silva, com quem veio a desenvolver intensa colaboração. A partir daí, veio ao Brasil, primeiro para São Paulo, dialogando com o denominado “Grupo de São Paulo”, onde pontificavam nomes como Vicente e Dora Ferreira da Silva e Miguel Reale, e depois em Florianópolis, e, finalmente, fixou residência em Brasília, fundando o pioneiro Centro de Estudos Clássicos.
A amplitude temática dos seus interesses académicos e da sua obra, a sua formação no seio da filosofia portuguesa e a maturidade do pensar que atingiu no Brasil, fazem com que justifique a organização deste Seminário Internacional que, mais do que celebrar o Homem e a Obra, se abre à abordagem de convergências e afinidades com outras áreas do saber e com outros autores brasileiros e portugueses, em particular aqueles que vieram também a desenvolver atividade na Universidade no Brasil como António Telmo, Adolfo Casais Monteiro, Fidelino Figueiredo, Dalila Pereira da Costa, entre outros.
Programa
·      Dia 17/06/2019
Manhã 
10h00: Conferência de Abertura:
«Eudoro de Sousa: A mítica do horizonte e a filosofia» | Ordep Serra
11h00: «Eudoro de Sousa no contexto da Filosofia da Mitologia» | Diogo Ferrer 
11h30: «A metafísica da cisão e da restauração em Eudoro de Sousa» | Samuel Dimas
Tarde 
15:00: «Eudoro de Sousa perante a Filosofia Portuguesa» | Luís Lóia
16:00: «Inatualidade de Eudoro de Sousa: o antigo e o presente» | José Otávio Nogueira Guimarães

·      Dia 18/06/2019 
Manhã 
10:00: «Eudoro, Agostinho e A Escola de São Paulo: significado e alcance da contribuição» | Constança Marcondes Cesar
11:00: «A Diáspora da Escola do Porto no Brasil» | Celeste Natário 
11h30: «Agostinho da Silva, um singular percurso Luso-Brasileiro» | Renato Epifânio 
Tarde
15:00: «Notas a Uma leitura de Antígona, de Eudoro de Sousa» | Agatha Bacelar
16:00: Conferência de Encerramento: «O Heráclito de Eudoro de Sousa» | Marcus Mota
17:00 Lançamento de livros| Luís Lóia

APOIOS
FCT, Universidade do Porto, Universidade de Brasília, NEC-UnB, Archai-UnB,PPG-Metafísica-UnB, PPG-Cênicas-UnB, LADI-UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário