quinta-feira, 27 de junho de 2019

Entrevista - digitada

Entrevista


Diogo: Quando eu tive a ideia de criar o Studio, eu trabalhava numa escola de dança e teatro que tinha em sobradinho e aí com o tempo essa escola fechou e sobradinho ficou sem nada. Então eu pensei: a minha esposa consegue dar aula de dança e eu consigo dar aula de teatro. Por que não abrir um espaço? E aí a gente resolveu abrir o Studio pra que sobradinho tivesse um lugar onde as pessoas pudessem aprender a dançar e aprendesse um pouco do teatro que é uma arte maravilhosa.

Isabella: Eu entrei no teatro porque eu sempre frequentei muito peças e tudo mais e eu sempre admirei muito tipo o trabalho dos atores, atrizes, sempre achei muito legal. Sempre tive vontade de atuar e fazer parte das peças.

Mateus: Eu entrei no curso procurando acabar com um pouco da timidez, me tornar uma pessoa um pouco mais sociável, um pouco mais comunicativa e principalmente pra poder conseguir me articular melhor na frente das pessoas.

Ednalva: Eu gosto de improviso e também pra ser mais sociável, né? Pra saber lidar com no dia a dia e até mesmo no trabalho.

Luis: Primeiramente eu tava querendo achar alguma atividade que eu pudesse sair da minha zona de conforto, então primeiro eu tentei ver alguma dança ou alguma atividade. Quando eu vi que tinha teatro eu achei muito interessante e eu queria voltar pra alguma coisa que eu pudesse tirar um pouquinho minha timidez.

Mateus: Eu consegui conquistar o que eu queria, eu consegui me tornar mais comunicativo, eu consigo me articular de uma forma melhor na frente das pessoas, que me ajudou bastante em alguns momentos que eu precisava como apresentações de trabalhos e até mesmo dentro das peças que a gente ensaiava que a gente apresentava.

Ednalva: No social também eu acho que melhorou, que eu melhorei aliás e até o trabalho mesmo, né? O trabalho pedagógico tem melhorado muito.

Luis: Bom, é, como eu trabalho muito com pessoas, eu melhorei muito mais a minha forma de me expressar e como ter até um pouco mais de empatia com as pessoas

Isabella: Eu me considerava uma pessoa, assim, com bastante dificuldade em me relacionar com as pessoas e fazer amizades e com esse tempo de curso eu percebi que eu melhorei bastante nisso. Já consegui fazer bastante amigos nos lugares que eu frequento. Eu consigo ter uma conversa melhor e tudo mais.

Diogo: O Studio antigamente ele oferecia Fitness, zumba, dança de salão e teatro. Atualmente ela só oferece dança de salão e teatro. A gente resolveu enxugar um pouco mais as modalidades pra que o trabalho fique mais focado em algumas áreas específicas. O curso de teatro ele funciona em três níveis: O primeiro nível a gente trabalha a questão do coletivo, improviso mas em grupo. O segundo nível a gente trabalha o improviso um pouco mais individual. No terceiro nível a gente trabalha com texto. São três níveis que são divididos entre dois níveis de improviso e um nível de texto.

Luis: Bom, na verdade eu, eu num, quando eu procurei, eu fui procurar na internet, eu vi que tinha um sobradinho falei “nossa, muito perto da minha casa” e a primeira coisa que eu pensei foi, ah, é me falaram que era teatro de improviso, eu falei “ah, é justamente isso que eu queria, né?”.

Isabella: Eu pensava que ia ser um lugar só pra gente decorar texto e tal e trabalhar só a nossa atuação. Quando eu entrei eu vi que era totalmente diferente.

Ednalva: É, eu pensava mais assim em decorar textos, trabalhar os clássicos, né? Da história, do cinema, mas não assim de produzir, de produzir como a gente ta produzindo agora. Mas eu to achando legal, to achando interessante.

Mateus: Pensava que o curso ele era focado pra formação de atores. Você viria pra aprender a atuar, pra poder aprender a encenar, decorar textos e seria preparando você exatamente pra seguir uma carreira artística. Eu vejo que hoje é completamente o oposto disso. Esse curso não prepara você pra ser um ator, prepara para você ser uma pessoa melhor, pra você ser uma pessoa mais comunicativa, pra você ser até mesmo um pouco mais de você mesmo.

Diogo: Quando eu fiz o meu curso de artes cênicas, eu percebia que a minha grande dificuldade era quando dava branco e achei super interessante criar uma metodologia onde a gente começa com improviso e depois insere o texto. Todos os exercícios eles têm uma finalidade. Uma das finalidades mais importantes é estimular o aluno a ter mais criatividade. A ter um pensamento rápido e saber improvisar em diversas áreas da vida, não só no teatro.

Luis: Ah, eu acho que o curso é pra todo mundo, assim, as artes não são pra determinados tipos de pessoas “só pra quem é iniciado nas artes”, acho que não tem nada a ver, assim, acho que vai muito da vontade da pessoa, se a pessoa realmente quiser, tiver o interesse. Vale muito à pena tentar e ver como que você se sai.

Ednalva: Eu acho que seria pras pessoas mesmo que tem essa garra, tem essa coragem de encarar, que tem sonhos, porque o teatro é uma disciplina, cê tem que ter disciplina, tem que ter horário, tem que estudar, é pra quem quer encarar desafios.

Isabella: Na minha opinião é pra todas as pessoas. Eu acredito que o teatro é muito importante pra ajudar em todas as áreas da vida da pessoa e que trás muitos benefícios.

Diogo: Tivemos vários exemplos de pessoas que já passaram pelo Studio que eram extremamente tímidas. Eu tive um aluno que quando a mãe dele foi levar ele pra fazer a aula ele se escondia atrás dela, até pra falar o nome dele era super tímido e hoje ele dá aula pra gente no Studio. A gente acredita muito que o improviso faz com que as pessoas sejam menos tímidas, mais pró ativas, sejam pessoas mais antenadas e consigam viver bem em sociedade sem que a timidez atrapalhe

Mateus: Eu acho que o curso é pra qualquer um. Ele ajuda a pessoa desde que quer realmente seguir essa carreira de ator, quer seguir uma carreira de teatro ou qualquer coisa que envolva isso, mas também para aquela pessoa que não quer nada com isso, só quer ser uma pessoa mais comunicativa, uma pessoa que quer articular de uma forma melhor, uma pessoa que simplesmente quer perder um pouco da timidez e se relacionar melhor com todos ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário