sexta-feira, 28 de junho de 2019

autoavaliação

Postar até segunda feira, dia 01 de julho, respostas para as seguintes questões?Antes de postar, faça um rascunho, pense, faça esboços. As perguntas são dirigidas a você que participou deste curso neste semestre.

Ao postar, copie o título "Autoavaliação"e coloque seu nome.

1- O que aprendi neste semestre? 

2- No que tive maiores dificuldades?

3- Como foi o trabalho de final de disciplina?

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

quinta-feira, 27 de junho de 2019

trabalho final ana beatriz

https://docs.google.com/document/d/1_tG_ugjbJymR-GNo2Sista_rOfaGk1h_ILtFJjrnUFo/edit

Entrevista - digitada

Entrevista


Diogo: Quando eu tive a ideia de criar o Studio, eu trabalhava numa escola de dança e teatro que tinha em sobradinho e aí com o tempo essa escola fechou e sobradinho ficou sem nada. Então eu pensei: a minha esposa consegue dar aula de dança e eu consigo dar aula de teatro. Por que não abrir um espaço? E aí a gente resolveu abrir o Studio pra que sobradinho tivesse um lugar onde as pessoas pudessem aprender a dançar e aprendesse um pouco do teatro que é uma arte maravilhosa.

Isabella: Eu entrei no teatro porque eu sempre frequentei muito peças e tudo mais e eu sempre admirei muito tipo o trabalho dos atores, atrizes, sempre achei muito legal. Sempre tive vontade de atuar e fazer parte das peças.

Mateus: Eu entrei no curso procurando acabar com um pouco da timidez, me tornar uma pessoa um pouco mais sociável, um pouco mais comunicativa e principalmente pra poder conseguir me articular melhor na frente das pessoas.

Ednalva: Eu gosto de improviso e também pra ser mais sociável, né? Pra saber lidar com no dia a dia e até mesmo no trabalho.

Luis: Primeiramente eu tava querendo achar alguma atividade que eu pudesse sair da minha zona de conforto, então primeiro eu tentei ver alguma dança ou alguma atividade. Quando eu vi que tinha teatro eu achei muito interessante e eu queria voltar pra alguma coisa que eu pudesse tirar um pouquinho minha timidez.

Mateus: Eu consegui conquistar o que eu queria, eu consegui me tornar mais comunicativo, eu consigo me articular de uma forma melhor na frente das pessoas, que me ajudou bastante em alguns momentos que eu precisava como apresentações de trabalhos e até mesmo dentro das peças que a gente ensaiava que a gente apresentava.

Ednalva: No social também eu acho que melhorou, que eu melhorei aliás e até o trabalho mesmo, né? O trabalho pedagógico tem melhorado muito.

Luis: Bom, é, como eu trabalho muito com pessoas, eu melhorei muito mais a minha forma de me expressar e como ter até um pouco mais de empatia com as pessoas

Isabella: Eu me considerava uma pessoa, assim, com bastante dificuldade em me relacionar com as pessoas e fazer amizades e com esse tempo de curso eu percebi que eu melhorei bastante nisso. Já consegui fazer bastante amigos nos lugares que eu frequento. Eu consigo ter uma conversa melhor e tudo mais.

Diogo: O Studio antigamente ele oferecia Fitness, zumba, dança de salão e teatro. Atualmente ela só oferece dança de salão e teatro. A gente resolveu enxugar um pouco mais as modalidades pra que o trabalho fique mais focado em algumas áreas específicas. O curso de teatro ele funciona em três níveis: O primeiro nível a gente trabalha a questão do coletivo, improviso mas em grupo. O segundo nível a gente trabalha o improviso um pouco mais individual. No terceiro nível a gente trabalha com texto. São três níveis que são divididos entre dois níveis de improviso e um nível de texto.

Luis: Bom, na verdade eu, eu num, quando eu procurei, eu fui procurar na internet, eu vi que tinha um sobradinho falei “nossa, muito perto da minha casa” e a primeira coisa que eu pensei foi, ah, é me falaram que era teatro de improviso, eu falei “ah, é justamente isso que eu queria, né?”.

Isabella: Eu pensava que ia ser um lugar só pra gente decorar texto e tal e trabalhar só a nossa atuação. Quando eu entrei eu vi que era totalmente diferente.

Ednalva: É, eu pensava mais assim em decorar textos, trabalhar os clássicos, né? Da história, do cinema, mas não assim de produzir, de produzir como a gente ta produzindo agora. Mas eu to achando legal, to achando interessante.

Mateus: Pensava que o curso ele era focado pra formação de atores. Você viria pra aprender a atuar, pra poder aprender a encenar, decorar textos e seria preparando você exatamente pra seguir uma carreira artística. Eu vejo que hoje é completamente o oposto disso. Esse curso não prepara você pra ser um ator, prepara para você ser uma pessoa melhor, pra você ser uma pessoa mais comunicativa, pra você ser até mesmo um pouco mais de você mesmo.

Diogo: Quando eu fiz o meu curso de artes cênicas, eu percebia que a minha grande dificuldade era quando dava branco e achei super interessante criar uma metodologia onde a gente começa com improviso e depois insere o texto. Todos os exercícios eles têm uma finalidade. Uma das finalidades mais importantes é estimular o aluno a ter mais criatividade. A ter um pensamento rápido e saber improvisar em diversas áreas da vida, não só no teatro.

Luis: Ah, eu acho que o curso é pra todo mundo, assim, as artes não são pra determinados tipos de pessoas “só pra quem é iniciado nas artes”, acho que não tem nada a ver, assim, acho que vai muito da vontade da pessoa, se a pessoa realmente quiser, tiver o interesse. Vale muito à pena tentar e ver como que você se sai.

Ednalva: Eu acho que seria pras pessoas mesmo que tem essa garra, tem essa coragem de encarar, que tem sonhos, porque o teatro é uma disciplina, cê tem que ter disciplina, tem que ter horário, tem que estudar, é pra quem quer encarar desafios.

Isabella: Na minha opinião é pra todas as pessoas. Eu acredito que o teatro é muito importante pra ajudar em todas as áreas da vida da pessoa e que trás muitos benefícios.

Diogo: Tivemos vários exemplos de pessoas que já passaram pelo Studio que eram extremamente tímidas. Eu tive um aluno que quando a mãe dele foi levar ele pra fazer a aula ele se escondia atrás dela, até pra falar o nome dele era super tímido e hoje ele dá aula pra gente no Studio. A gente acredita muito que o improviso faz com que as pessoas sejam menos tímidas, mais pró ativas, sejam pessoas mais antenadas e consigam viver bem em sociedade sem que a timidez atrapalhe

Mateus: Eu acho que o curso é pra qualquer um. Ele ajuda a pessoa desde que quer realmente seguir essa carreira de ator, quer seguir uma carreira de teatro ou qualquer coisa que envolva isso, mas também para aquela pessoa que não quer nada com isso, só quer ser uma pessoa mais comunicativa, uma pessoa que quer articular de uma forma melhor, uma pessoa que simplesmente quer perder um pouco da timidez e se relacionar melhor com todos ao seu redor.

TRABALHO FINAL LIZ VIOLETA

https://docs.google.com/document/d/1YYbRytJzP-qm8HoEqYvVINHndm3RPMV-jTae9fGH2ns/edit?usp=sharing

Trabalho Final Amanda Vitória

https://docs.google.com/document/d/1etFSJQ1Hb9zPFoBaqqvMLm5BU7_cl8zw7xKpdFzBZY0/edit
link de acesso

Trabalho final - Victor Souza

https://docs.google.com/document/d/12bspO5K3MAGop0zLidl6J3D4FM-K0jr_4cjsYmW6Wzw/edit

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Trabalho Final Wellen

https://docs.google.com/document/d/1c8UcaRroWVI4hNBjGhGmOjJqacI3huMKrzwxNLZNqz4/edit?usp=sharing

Trabalhos

Na última aula, lemos, comentamos e analisamos o trabalho de três colegas: Aline, Lara e Taís.

Esta quinta vamos encerrar a questão dos trabalhos.

terça-feira, 25 de junho de 2019

segunda-feira, 24 de junho de 2019

PROJETO FINAL - ALINE

LINK PARA MINHA PESQUISA CONCLUÍDA.


https://docs.google.com/document/d/19PiqDAp-qH6Ro1UbMOibJwM9ptBM3t1EDJuRTxODM9c/edit

domingo, 16 de junho de 2019

Apresentações e entrega do trabalho final da disciplina

Nos dias 25 e 27 de junho teremos a entrega dos trabalhos finais
Cada trabalho terá no mínimo sete páginas, além da capa e sumário e elementos pós-textuais (apêndices e anexos). Não há limite de páginas para mais.
Cada artista estudante pesquisador vai entregar seu trabalho impresso e terá até 10 minutos para apresentar o que realizou na sua pesquisa para a turma. Siga o seu sumário. É uma apresentação oral e não uma leitura de seu texto. Se quiser usar imagens e sons, traga em pendrive ou coloque no blog da turma ou no blog de seu projeto os materiais ou links. Treine a sua apresentação antes, para ficar no limite de seu tempo
A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES VAI SEGUIR PREFERENCIALMENTE A LISTA DE CHAMADA.


Além disso, deverá postar seu trabalho no blog da turma


Pesquisa: o treinamento corporal no processo do espetáculo Macunaíma.

TPCC: O Corpo e a Antropofagia Macunaímica.


1. O SURGIMENTO DO ESPETÁCULO
No ano de 2015 a Companhia Semente de teatro participou do Prêmio Sesc de Teatro Candango com o espetáculo Miguilim Inacabado, vencendo o prêmio de melhor figurino. Figurino esse que, segundo o diretor Valdeci Moreira de Souza, foi comprado em um brechó, enquanto outros aspectos da peça foram desconsiderados e não valorizados na premiação. Neste dia o mesmo, durante o prêmio disse ao seu amigo e também diretor do espetáculo, Ricardo César, que no ano seguinte iniciaria a montagem da obra literária Macunaíma, de Mário de Andrade. “Você está louco!” foi o que ele e os demais integrantes da Companhia disseram à Valdeci, porém menos de dois anos depois, a montagem aconteceria.
Com isso no ano de 2016 se inicia mais uma das tradicionais oficinas da Companhia e Espaço Semente, oficina essa para, na e com a comunidade do Gama e de outras RA’S do DF, tendo como característica o processo colaborativo pelo qual se inicia a criação e concepção de um novo espetáculo, e dessa vez a pesquisa se volta para a obra Macunaíma. A partir da leitura e profunda analise do livro, de provocações da direção de Valdeci e Ricardo, e dos participantes da oficina, atores e não atores, e principalmente através de muita pesquisa relacionada ao modernismo, a antropofagia, ao autor Mário de Andrade e a cultura brasileira , o espetáculo foi nascendo.
2. A ANTROPOFAGIA E A PREPARAÇÃO DXS INTÉRPRETES
O processado que teve no ano de 2016 seu início contava como elenco pessoas iniciantes no teatro que por sua maioria nunca tiveram pisado em um palco para fazer uma apresentação dramática.
As oficinas eram ministradas inicialmente aos sábados pela manhã. Conforme o trabalho foi se desenvolvendo, pessoas saíram do processo, outras entraram, até que foi possível ter uma definição prática com que intérpretes iria-se trabalhar, então os ensaios começaram a ser às quintas e sábados no turno da noite. Na etapa final, entretanto, os ensaios eram feitos todos os dias da semana à noite, e sábados e domingos pela manhã.
Valdeci diz que foi essencial que xs intérpretes conhecessem a obra de forma profunda e estivessem imersos no universo mágico que Mário de Andrade propõe: uma realidade mitológica repleta de lendas e referências ancestrais dos nossos povos indígenas e africanos que contrasta com a herança urbana, iluminista e capitalista vinda da Europa. Foram realizados diversos seminários sobre temas transversais a Macunaíma para aumentar e se fazer corpo nos atores em alusão a esse universo simbólico. Os temas do seminário foram:
Vida e Obra de Mário de Andrade.
Antropofagia.
Tropicalismo.
Movimento mangue beat.
O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro.
Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda.
Também foi necessário que xs intérpretes soubessem o porquê de se estar montando especificamente Macunaíma, isto é, uma justificativa pessoal, grupal e geográfica de saber porque o Espaço Semente tinha escolhido aquela obra mediante o contexto social e político que estávamos vivendo.
Na oficina eram utilizados diversos exercícios e jogos teatrais para estímulo dos alunxs-interpretes, principalmente, o estímulo físico para disponibilidade e presença cênica, tirando-os da zona de conforto e também desenvolvendo suas habilidades que seriam necessárias para continuar no processo e por consequência que utilizariam na apresentação do Macunaíma. Dentre tais exercícios e possível citar:
Zip Zap.
Mata Mosquito.
Exaustão.
Resistência física.
Exercícios de confiança.
Exercícios de mimese de animais.
Exercícios de ocupação espacial.
Exercícios de contato-improvisação.
Os exercícios propostos e outros foram utilizados, tendo como um dos enfoques, a desconstrução dos seus corpos-cotidianos para que esses corpos tornam-se extra-cotidianos, assim obtendo uma energia, uma pré-expressividade e expressividade além da normalidade presente na sociedade. Para construção do espetáculo tinha-se a “anormalidade”, o  “assustador” e o “feio” com o propósito de soltar o corpo dxs intérpretes e conceder a cada um a liberdade de testar provocações cênicas sem a necessidade de serem visualmente agradáveis.
Outro ponto importante é a busca corpórea, desses corpos dentro de tais manifestações, da cultura e da expressão dos originários do território brasileiro e que permearam durante todo o processo de espetáculo que foi repleto da musicalidade e corporiedade africanas e indígenas com seus rituais.

sábado, 15 de junho de 2019

Seminário Eudoro de Sousa



Seminário Internacional Eudoro de Sousa: Estudos de Cultura entre a U. Brasília e a U. Porto *
Universidade de Brasília
17 e 18 de junho de 2019
Auditório do Instituto de Letras
Eudoro de Sousa (Lisboa, 1911 – Brasília 1987), ilustre classicista Luso-Brasileiro, foi Professor Fundador da Universidade de Brasília, onde desenvolveu intensa atividade no âmbito dos Estudos Clássicos. Tendo fundado e dirigido no Centro de Estudos Clássicos nesta Universidade, aí construiu uma biblioteca que, à altura, se afirmou como um dos maiores e melhores acervos da cultura grega e latina. Profundamente influenciado pela Altertumswissenschaft de inspiração wolfiana, desde a sua estada na Alemanha, onde foi Leitor de Português na Universidade de Heidelberg, a sua obra abarcou temas tão diversos como a Literatura, a História, a Arqueologia, a Filologia, a Filosofia e a Mitologia.
Herdeiro da “Escola do Porto” e do magistério de Leonardo de Coimbra, Eudoro teve estreitos laços com José Marinho, Álvaro Ribeiro e, especialmente, Agostinho da Silva, com quem veio a desenvolver intensa colaboração. A partir daí, veio ao Brasil, primeiro para São Paulo, dialogando com o denominado “Grupo de São Paulo”, onde pontificavam nomes como Vicente e Dora Ferreira da Silva e Miguel Reale, e depois em Florianópolis, e, finalmente, fixou residência em Brasília, fundando o pioneiro Centro de Estudos Clássicos.
A amplitude temática dos seus interesses académicos e da sua obra, a sua formação no seio da filosofia portuguesa e a maturidade do pensar que atingiu no Brasil, fazem com que justifique a organização deste Seminário Internacional que, mais do que celebrar o Homem e a Obra, se abre à abordagem de convergências e afinidades com outras áreas do saber e com outros autores brasileiros e portugueses, em particular aqueles que vieram também a desenvolver atividade na Universidade no Brasil como António Telmo, Adolfo Casais Monteiro, Fidelino Figueiredo, Dalila Pereira da Costa, entre outros.
Programa
·      Dia 17/06/2019
Manhã 
10h00: Conferência de Abertura:
«Eudoro de Sousa: A mítica do horizonte e a filosofia» | Ordep Serra
11h00: «Eudoro de Sousa no contexto da Filosofia da Mitologia» | Diogo Ferrer 
11h30: «A metafísica da cisão e da restauração em Eudoro de Sousa» | Samuel Dimas
Tarde 
15:00: «Eudoro de Sousa perante a Filosofia Portuguesa» | Luís Lóia
16:00: «Inatualidade de Eudoro de Sousa: o antigo e o presente» | José Otávio Nogueira Guimarães

·      Dia 18/06/2019 
Manhã 
10:00: «Eudoro, Agostinho e A Escola de São Paulo: significado e alcance da contribuição» | Constança Marcondes Cesar
11:00: «A Diáspora da Escola do Porto no Brasil» | Celeste Natário 
11h30: «Agostinho da Silva, um singular percurso Luso-Brasileiro» | Renato Epifânio 
Tarde
15:00: «Notas a Uma leitura de Antígona, de Eudoro de Sousa» | Agatha Bacelar
16:00: Conferência de Encerramento: «O Heráclito de Eudoro de Sousa» | Marcus Mota
17:00 Lançamento de livros| Luís Lóia

APOIOS
FCT, Universidade do Porto, Universidade de Brasília, NEC-UnB, Archai-UnB,PPG-Metafísica-UnB, PPG-Cênicas-UnB, LADI-UnB.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Sobre o texto final

Vimos em sala de aula algumas observações a partir dos textos apresentados em sua forma inicial. Para a versão final do texto, levar em consideração:

1- formatação
a- página inicial com título, nome e matrícula assim:
b- sumário
c- apresentação
d- análises
e-conclusão
f- elementos pós textuais: anexos (textos elaborados por outra pessoa além de você), apêndices (textos elaborados por você)


2- Expressão
1- argumentação
2- passagem de notas/rascunho para texto organizado para o leitor
3- subtítulos
4- relação entre texto principal e citação
5- relação entre texto e comprovações ( análises, citações)
6- integração entre texto e visualidade (imagens, fotos, quadros, tabelas, etc)

3- Domínio do idioma
1- níveis básicos de linguagem escrita
2- revisão

O professor da turma não é o revisor.
O professor da turma não é o professor de português.


Vejam os trabalhos dos colegas nos links aqui postados.

A apresentação dos trabalhos seguirá preferencialmente a ordem da chamada.




quinta-feira, 13 de junho de 2019

Rascunho Trabalho Lara

https://docs.google.com/document/d/1uVkqKlCx3J8GcQ2M-0VpGnNUImA2C3r58lm0-6Q6ceQ

calendário atividades finais

Lembrando:
1-hoje finalização da orientação para o texto final da disciplina
2- dias 18 20 de junho, tempo para finalização da redação dos trabalhos da disciplina. Não presencial.
3- dias 25 e 27, apresentação dos trabalhos finais em sala de aula. Trazer impressos os textos e postar no blog da disciplina.
4- Dia 02 de julho: avaliação final da disciplina

terça-feira, 11 de junho de 2019

RASCUNHO TPCC - TEATRO E VÍDEO

https://docs.google.com/document/d/1nbR2gElJwekQPWH_4AacP2ciTuI1MMBX06qWtVINZpc/edit

Processo criativo do Espetáculo "Me and Mr Jones" - Cia Barril de teatro

Segue o link do blog com o texto resumindo o trabalho.

Em brave, mais conteúdos.


http://processomeandmrjones.blogspot.com/?m=1

Pesquisa: Teatro e Vídeo - suas ambivalências e singularidades

https://oakthays.blogspot.com/

Pesquisa Processo Criativo da Sonoplastia de Macunaíma

https://docs.google.com/document/d/1etFSJQ1Hb9zPFoBaqqvMLm5BU7_cl8zw7xKpdFzBZY0/edit?usp=sharing

Liz Violeta: Processo criativo da peça "Um lugar que só nós conhecemos" criado em conjunto com Louyse Borges para a disciplina de Direção I no curso de Artes Cênicas da UnB.

Aqui segue um rascunho da estrutura do meu texto, ainda falta passar muita coisa para o texto em si mas já deixo a estrutura (como um esqueleto) e os tópicos que irei trabalhar.

https://docs.google.com/document/d/1YYbRytJzP-qm8HoEqYvVINHndm3RPMV-jTae9fGH2ns/edit?usp=sharing

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Pré-texto para o dia 11

SUMÁRIO HIPOTÉTICO

INTRODUÇÃO………………………………………………….…....
ALGUNS CONCEITOS PRIMORDIAIS………………………….…OK 4 - 7
PESQUISA……………………………………………………………OK 8 - 12
A RAZÃO DESSA INTERDISCIPLINARIDADE…………………...
SOBRE O QUE JÁ SE FEZ E O QUE TEM SIDO FEITO…………..
NO PROCESSO CRIATIVO…………………………………………..
CONCLUSÃO………………………………………………………….
ANEXO……………………………………………………..…………. OK
BIBLIOGRAFIA………………………………………………………. OK



Segue o link para acesso do documento do meu texto. Sem introdução e conclusão.
Alguns capítulos estão terminados e outros estão em andamento.


https://docs.google.com/document/d/19PiqDAp-qH6Ro1UbMOibJwM9ptBM3t1EDJuRTxODM9c/edit?usp=sharing